segunda-feira, 12 de setembro de 2022

  • segunda-feira, setembro 12, 2022
  • Redação
Foto: Divulgação/Real Madrid

Por Assessoria La Liga 

O Brasil é a terceira nacionalidade com mais presença na LaLiga Santander 2022/23, depois de Espanha e Argentina: nada mais, nada menos que 22 jogadores. E uma marca imponente no horizonte do novo percurso: os 55 gols marcados por jogadores nascidos no Brasil na temporada anterior. Berço de grandes craques da história da LaLiga Santander, o legado do Brasil no futebol espanhol está garantido por mais uma temporada.

No entanto, há três grandes representantes no Real Madrid, atual campeão da LaLiga Santander e da Liga dos Campeões: Vini Jr, Rodrygo e Militão. O '20' Merengue, que marcou o gol da vitória na última final da Liga dos Campeões, é também o terceiro jogador do mundo com maior valor de mercado, segundo especialistas. E este ano continuará a encantar o público espanhol. Brasileiros e companheiros de equipe no Santiago Bernabéu, os três chegaram ao clube atual muito jovens, seguindo os passos de outros compatriotas que já se tornaram estrelas merengue anos atrás, como Roberto Carlos.

Eles não são os únicos jovens que saíram do Brasil para se tornarem estrelas na Espanha. No time rival, Raphinha segue seus passos hoje. Durante julho de 2022, Raphinha chegou ao FC Barcelona após um acordo entre os catalães e o Leeds United FC na Inglaterra. Raphinha tornou-se assim uma das chegadas mais promissoras da temporada para os blaugrana e já pode gabar-se de um gol e de uma assistência nos primeiros quatro jogos da Liga. O clássico desta temporada terá uma cor especial para o Brasil.

Embora a representação brasileira seja importante em todo o território espanhol, é na capital da Andaluzia que podemos ver mais de La Canarinha. Sevilla FC e Real Betis têm cinco jogadores nascidos no Brasil em suas equipes. Los Hispalenses com Alex Telles, Marcão ou Fernando, e Los Beticos com Willian José e o promissor Luiz Henrique. Embora seja outro clube andaluz que tem mais jogadores brasileiros em sua equipe: UD Almería. Os promissores Kaiky e Rodrigo Ely como zagueiros, Léo Baptistão como atacante e, nos acréscimos do fechamento do mercado de transferências, Lázaro como ponta esquerda.

A lista de jogadores brasileiros se completa com outros jogadores fundamentais na LaLiga Santander. Um atacante de quem se espera muito na capital, como Matheus Cunha, e Felipe no Atlético de Madrid; o jovem Reinier (por empréstimo do Real Madrid) e Yan Couto no Girona FC; o experiente Gabriel Paulista, o elétrico Samuel Lino e Marcos André no Valencia CF; Vinicius Souza do RCD Espanyol; e quem chegou com o mercado de transferências prestes a fechar e que tem gerado muitas expectativas no Real Valladolid é Kenedy, do Chelsea.

Mais de vinte jogadores de futebol brasileiros na LaLiga Santander que continuarão uma lista interminável de figuras que se tornaram mitos do futebol espanhol. Eles procurarão seguir seus passos, tentarão se tornar o que eram. Romário da Souza, Ronaldo Nazario, Ronaldinho, Neymar, Roberto Carlos, Bebeto, Rivaldo, Marcelo, Dani Alves, Mauro Silva, Luis Fabiano, Donato, Giovanni, Deco, Thiago... São muitos os nomes próprios que enfeitam a história dos clubes na Espanha em uma lista que seguirá acrescentando peças para enquadrar com o samba brasileiro.

Próximas Transmissões

Sábado 14h00 | Final do Brasileirão Feminino | Corinthians x Internacional
Domingo 15h45 | Liga das Nações | Dinamarca x França
Segunda 15h45 | Liga das Nações | Inglaterra x Alemanha