sexta-feira, 8 de julho de 2022

  • sexta-feira, julho 08, 2022
  • Redação
Foto: Divulgação

Por Assessoria LaLiga Brasil

Joaquín Sánchez Rodríguez, o jogador mais velho de LaLiga Santander e o jogador em atividade com mais aparições na história da competição, acaba de estender seu contrato com o Real Betis. Ele vai fazer 41 anos em 21 de julho, mas vamos continuar gostando de vê-lo jogar por mais uma temporada.

Ele terá a oportunidade de se tornar o jogador com mais jogos disputados na primeira divisão espanhola, já que ele já atuou em 600 e só é superado por Andoni Zubizarreta com 622. Se ele participar de pouco mais da metade dos jogos em LaLiga Santander em 2022/23, ele vai subir para o topo deste ranking histórico.

O legado de Joaquín

Joaquín tem sido a vida e a alma do verdadeiro Betis por tanto tempo. Depois de ingressar na base do clube em 1997, quando muitos de seus atuais companheiros ainda não tinham nascido, ele fez sua estreia na equipe principal em 2000 na hora de necessidade do clube, quando eles estavam disputando a LaLiga SmartBank, e ajudou-os a ganhar a promoção de volta para LaLiga Santander.

Apesar de subir à fama e se tornar um jogador-chave para a Espanha, ele permaneceu leal ao seu clube de infância, ajudando-os a se classificar para a Liga dos Campeões e levantar a Copa del Rey em 2005.  Ele gostou tanto de ganhar a Copa do Rei que trouxe o troféu para seu casamento no final daquele ano, colocando-o no altar.

Joaquín deixou o Real Betis em 2006 para se juntar ao Valencia CF e sua reputação como um dos jogadores mais carismáticos de LaLiga Santander, bem como um dos mais talentosos, viveu. Quando ganhou a Copa do Rei novamente em 2008, desta vez com Los Che, ele comemorou posando para uma foto segurando o troféu enquanto estava completamente nu.

Ele retornou à sua região natal da Andaluzia em 2011 com Málaga CF e logo estabeleceu-se como um talismã quando sua equipe bateu top quatro de LaLiga Santander.  Em seguida, veio uma estadia para Fiorentina e a Itália também se apaixonou por Joaquín, que mergulhou na língua, mas não pôde deixar de intercalar suas entrevistas com palavras em espanhol.  Mais uma vez, ele se mostrou inestimável em campo, já que terminaram entre os quatro primeiros em temporadas consecutivas.

Enquanto apreciava seu tempo na Itália, Joaquín disse que voltar ao Real Betis era "o que eu queria mais do que qualquer coisa no mundo" e ele conseguiu seu desejo em 2015, quando o clube tinha acabado de ganhar a promoção de volta ao LaLiga Santander. Cerca de 19.000 fãs compareceram à sua apresentação, onde ele declarou: "Meu coração me disse para voltar ao Real Betis. Algumas pessoas não conseguiam entender por que, mas agora entenderão. Espero que este seja o primeiro de muitos dias felizes.

A segunda passagem bem-sucedida de Joaquín pelo clube de seu coração

Ele não estava errado, como muitos dias felizes se seguiram.  Enquanto o Real Betis lutou pela estabilidade nos nove anos em que Joaquín esteve fora, sendo rebaixado duas vezes, eles passaram de força em força desde que ele voltou.  Eles até fizeram progressos fora do campo, expandindo seu Estádio Beníto Villamarín para 60.000 lugares e anunciando planos ambiciosos para renovar sua academia e campo de treinamento.

O clube venceu a Copa do Rei na temporada 2021/22, e Joaquín afirmou que a final foi "o dia mais importante da minha vida de longe", depois de vencer o Valencia CF nos pênaltis. O veterano e Los Verdiblancos agora jogarão na competição europeia pela terceira temporada consecutiva em 2022/23.

Tal foi a emoção em torno do Real Betis que, após vencer a Copa del Rey, Joaquín anunciou que quer ficar para a temporada 2022/23. Perguntado sobre quais eram seus planos futuros, ele disse: "Para ficar. Como eu poderia sair justo quando estamos começando a ganhar?

Apenas alguns meses depois, sua renovação de contrato até o verão de 2023 foi confirmada. Esta lenda do futebol não vai a lugar nenhum e continuará trazendo magia para LaLiga Santander em 2022/23.

Próximas Transmissões

Sábado 13h00 | Campeonato Inglês | Everton x Chelsea
Sábado 16h00 | Campeonato Francês | Clermont x PSG
Domingo 12h30 | Campeonato Inglês | West Ham x Manchester City
Domingo 16h00 | Brasileirão Série A | Palmeiras x Goiás