quinta-feira, 30 de junho de 2022

  • quinta-feira, junho 30, 2022
  • Redação
Foto: Divulgação

Raphinha é provavelmente o jogador brasileiro que mais movimenta a janela de transferências do futebol europeu no momento. Nem mesmo Gabriel Jesus, que trocou o Manchester City pelo Arsenal, atraiu tantos interessados na sua contratação.

O atacante do Leeds está na mira de nada menos que quatro potências do Velho Continente: Arsenal, Tottenham, Chelsea e Barcelona. Em entrevista ao site Apostagolos.com, Fabrizio Romano, jornalista especializado na movimentação do mercado no futebol europeu, explica o que pesa mais para o brasileiro no momento.

– Raphinha quer disputar a Champions League. É isso que ele deseja e isso faz com que alguns clubes interessados no jogador ofereçam isso a ele num futuro próximo – explicou.

É o caso do Arsenal, prestes a anunciar a contratação de Gabriel Jesus e interessado na contratação de mais um jogador da seleção brasileira para reforçar o elenco. O clube de Londres está disposto a fazer uma proposta de cerca de 80 milhões de euros pelo jogador.

Para o Leeds, é isso que importa. Tanto que o acerto que chegou a fazer com o Barcelona não deve ser cumprido, explica Romano. As partes conversam desde fevereiro e chegaram a um acordo verbal na casa dos 25 milhões de euros. Para Raphinha, a transferência soa interessante: ele disputaria a Champions e seguiria um caminho que seu empresário, o ex-meia luso-brasileiro Deco, aprova.

O que acontece é que de lá para cá, o atacante se valorizou mais e clubes ricos da Inglaterra, em condição financeira melhor que a do Barcelona, entraram na jogada. E elevaram os valores em torno da transferência. Em caso de rebaixamento para a segunda divisão, o Leeds teria de lidar com ofertas menores pelo atacante. Mas como a equipe conseguiu se manter na Premier League, graças a Raphinha, inclusive, a pedida deverá ser bem maior.

– O Leed espera receber entre 65 e 75 milhões de euros pelo Raphinha.

O Arsenal é quem está mais próximo da transferência. Já fez proposta ao Leeds e ao jogador. Mas esbarra no fato de não estar disputando a Champions. Aos 25 anos, está desde os 19 atuando no futebol europeu, sem ter conseguido disputar a principal competição do continente.

E é diante dessa vontade expressa de Raphinha que outros times ingleses se movimentam. O Tottenham está atrás de um atacante de lado de campo para jogar com Kane e Son. Classificado para a Champions, está se preparando para fazer uma oferta.

Alguns passos atrás, mas também atento ao jogador, o Chelsea estuda o melhor movimento. 

A instabilidade do clube, às voltas com a entrada de novos donos, pode atrapalhar. De acordo com Romano, Todd Boehly, novo proprietário do Chelsea, tem mantido contato com o Leeds para reforçar o interesse no brasileiro. Se resolver entrar na disputa, com o dinheiro disponível e a vaga na Champions como cartada, pode surpreender.

– A situação do Raphinha é louca, muito aberta, com muitos clubes envolvidos. Eu acredito que ficou difícil para o Barcelona. Bem complicado. Já para clubes ingleses, é uma grande oportunidade, se estiverem preparados para pagar até 80 milhões de euros.

A mudança precisa ser estratégica, para Raphinha. Apesar de bem cotado, ele não está garantido entre os convocados de Tite para a Copa do Mundo do Catar, em novembro. Ao sair do Leeds, precisa escolher um novo time onde terá regularidade como titular, para seguir mostrando serviço para o técnico da seleção.

O jogador disputa vaga com outros atacantes que também estão trocando de clube ou então cogitados como tal, casos de Gabriel Jesus, a caminho do Arsenal, Antony, cotado no Manchester United e Richarlison, especulado no Tottenham

Próximas Transmissões

Sábado 13h00 | Campeonato Inglês | Everton x Chelsea
Sábado 16h00 | Campeonato Francês | Clermont x PSG
Domingo 12h30 | Campeonato Inglês | West Ham x Manchester City
Domingo 16h00 | Brasileirão Série A | Palmeiras x Goiás