quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

  • quinta-feira, fevereiro 10, 2022
  • Redação
Foto: Gil Gomes/AGIF

Por Assessoria CBF

A Supercopa Kia 2022 será disputada em Cuiabá. Nesta quarta-feira (9), a CBF confirmou a capital mato-grossense como sede do duelo entre Atlético-MG e Flamengo, que definirá o primeiro campeão nacional da temporada. A partida será disputada na Arena Pantanal, às 15h no horário local (16h no horário de Brasília) do dia 20 de fevereiro.

"A Arena Pantanal foi um dos palcos da Copa do Mundo é um grande estádio do nosso país e têm todas as credenciais para receber esse aguardado clássico entre Atlético-MG e Flamengo. Gostaria de agradecer à Federação Matogrossense de Futebol, ao Governo de Mato Grosso e à Prefeitura de Cuiabá por todo o suporte oferecido. Estamos preparados para entregar mais este espetacular evento ao nosso futebol", disse o Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues.

A CBF tinha um acordo prévio com o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para realização da partida, mas as restrições sanitárias locais ocasionaram a mudança de sede.

Arena Pantanal:

A Arena Pantanal é um dos estádios mais modernos do país. Com capacidade para abrigar aproximadamente 43 mil torcedores, o estádio abrigou quatro partidas da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Naquele mesmo ano, a Seleção Olímpica fez um amistoso contra a Bolívia no estádio. A Arena Pantanal também foi incluída entre as sedes da CONMEBOL Copa América 2021, quando foi palco de cinco duelos. Atualmente, o estádio recebe os jogos do Cuiabá nas competições estaduais, nacionais e internacionais. 

Sistema de disputa:

A Supercopa costuma promover o encontro entre os campeões do Brasileirão Assaí e da Copa Intelbras do Brasil da temporada anterior. No entanto, como o Atlético-MG conquistou as duas competições em 2021, o confronto será entre Galo e o Flamengo, segundo colocado do Brasileirão (conforme prevê regulamento da Supercopa). A competição será disputada em jogo único e, em caso de empate no tempo normal, será decidida nos pênaltis. Assim como na edição do ano passado, a Supercopa 2022 contará com a utilização da ferramenta de Árbitro de Vídeo (VAR).

Organização:

A Confederação Brasileira de Futebol e a Federação Matogrossense de Futebol organizarão de forma conjunta o evento, que seguirá o mesmo padrão de jogos da Seleção Brasileira e de grandes eventos, com controle de credenciamento para profissionais de segurança, apoio, imprensa e delegações dos dois times. As imagens da partida serão geradas pela CBF, com grafismo oficial da competição, e transmitidas em TV aberta pela Rede Globo e em TV fechada pelo sportv para todo o território nacional.

Confronto de gigantes:

A Supercopa 2022 reunirá duas das maiores potências do futebol brasileiro. De um lado, está o Atlético-MG, que conquistou o Brasileirão Assaí e a Copa Intelbras do Brasil na mesma temporada. Do outro, está o Flamengo, que é o atual bicampeão da Supercopa e conquistou, nas últimas três temporadas, dois títulos do Brasileirão e um da CONMEBOL Libertadores. As duas equipes foram, também, as duas primeiras colocadas no Brasileirão Assaí de 2021.

Próximas Transmissões

Terça 13h45 | Liga dos Campeões | Bayern de Munique x Viktoria Plzen
Terça 16h00 | Liga dos Campeões | Inter de Milão x Barcelona
Quarta 16h00 | Liga dos Campeões | Chelsea x Milan
Quarta 21h30 | Brasileirão Série A | Flamengo x Internacional
Quinta 16h00 | Liga Europa | Arsenal x Bodo/Glimt